Todos que me conhecem sabe o quanto eu sou apaixonada por queijo, pois bem o site da Casa e Jardim tem uma matéria ótima sobre alguns tipos de queijo.
Brasil, França, Itália, Holanda... Cada país faz seus queijos, um mais gostoso do que o outro. Não à toa, o ingrediente é onipresente nas cozinhas do mundo todo. Aqui só uma pequena amostra de suas várias caras e seus diversos usos.
1. QUEIJO DE COALHO
É vendido pronto para ir à grelha ou à frigideira, já em espetos de madeira. Aquecido, não derrete, mas sua superfície fica irresistivelmente tostada. Aí pode ser turbinado com melaço. Aparece em receitas regionais, como o baião de dois, e contemporâneas.
2. QUEIJO MINAS
“É o mais brasileiro dos queijos e o mais consumido no país”, diz o chef de padaria Rogério Shimura, que assina os pães do restaurante D.O.M, em São Paulo. Branco, tem menos gordura e calorias. “São 243 por cada 100 gramas, contra 281 da mussarela”, afirma a nutricionista Tatiana Queiroz Campos. Com goiabada, forma a clássica sobremesa Romeu e Julieta. É vendido fresco e em variações maturadas, quando ganha o nome de meia-cura, semicurado ou curado e adquire firmeza e sabor mais acentuado. Fresco ou curado, é perfeito em sanduíches e saladas. Mas é usado em várias receitas.
3. MUSSARELA
De origem italiana, está nas pizzas, no famoso bife à parmegiana e em tantas outras receitas, em particular as gratinadas no forno. Era fabricada só com leite de búfala. Mas tornou-se tão popular no mundo que, para atender ao alto consumo, passou a ser produzida também, e em maior quantidade, com o leite de vaca.
4. SAINT PAULIN
Francês produzido originalmente por monges trapistas. “É muito saboroso e casa bem com vinhos”, diz Raul Concer, chef-executivo da Puratos Brasil, empresa belga de coberturas para confeitaria, e um estudioso de queijos. “Eventualmente pode ser usado na gastronomia, em quiches ou para gratinar legumes.”
5. GOUDA
Jovem, o holandês amarelo tem gosto meio adocicado. Maturado, ganha sabor mais penetrante. Nas duas formas, como aperitivo, combina com vinho e algumas cervejas. Ainda vai bem em sanduíches. Mas pode entrar em outras receitas, frias e quentes, às vezes ralado.
6. MASCARPONE
“Cremoso, é produzido de forma semelhante à do iogurte. Nem parece queijo”, diz o chef Igor Furlan, especialista em tábuas de queijos. Fresco, original da Itália, é usado em saladas, massas e antepastos. E é ingrediente de sobremesa clássica daquele país, o tiramisù.
0 comentários:
Postar um comentário