Vamos entender um pouco o que cada uma tem a oferecer e o que se encaixa melhor para cada caso.
Guia para Redes Sociais – adicional Análise do Orkut e SEO
Todos já perceberam a explosão de redes sociais que está invadindo a internet, a cada dia que passa uma nova rede social é criada. Dessa forma é difícil as empresas e profissionais interessados escolherem em quais redes participar e até como atuar em cada uma delas. Pensando nesse problema a CMO encomendou a realização de uma pesquisa com a empresa 97th Floor.
No inicio do ano, a CMO.com publicou no seu Blog o resultado. A analise dividiu as qualidades e benefícios das redes sociais em 4 grupos:
Comunicação com o Cliente
O quanto a rede social aproxima a empresa com seus interessados, o quão transparente ficam as opiniões, sugestões, reclamações e objetivos dos clientes;
Divulgação da Marca
O quanto a rede social consegue chamar atenção para o nome e marca da empresa;
Ganho de Tráfego para o Site
O quanto a rede social consegue atrair de internautas para o site da empresa;
Benefícios SEO
O quanto a rede social pode agregar de valores como confiança e até aumento do PR (pagerank). No caso, esse é o foco principal deste artigo;
Foco em SEO
Vale lembrar que muitos benefícios estão diretamente ligados, por exemplo, se rede social consegue atrair muitos acessos para o site, logo ela também conseguiu um bom nível de recomendações, que por definição é um benefício de SEO. Se muitas pessoas estão se comunicando com a empresa, significa que muitas pessoas estão citando a empresa, logo se ontem mais uma vez benefíco de SEO. Desse modo podemos concluir que se qualquer um dos três primeiros itens estiver dando ótimos resultados, os benefícios de SEO serão uma conseqüência. Por isso, mesmo que o estudo indique algumas redes sociais com pouco beneficio de SEO, vale a pena atuar nela, caso exista um número considerável de pessoas interessadas.
Foco no Brasil
Mais importante de tudo! Esse estudo não foi feito com o mercado brasileiro, ou seja, ele não deve ser dado como verdade absoluta.
Sabe-se que no Brasil, as principais redes sociais são: Orkut, Youtube, Twitter, Facebook (não necessariamente nessa ordem).
Boa noticia, pois o Youtube, Twitter e Facebook estão na lista, porem a maior rede social do Brasil não está, sendo assim, segue abaixo a analise do Orkut dentro do mesmo padrão realizado pela EasySEO.com.br:
Comunicação com Cliente
Sem dúvida uma das melhores opções. O Orkut permite uma ótima organização e visualização dos participantes das comunicadas além de possuir um ótimo sistema de postagem estilo fóruns além de outros recursos como enquête.
Divulgação da Marca
Uma ótima ferramenta para divulgar informações da empresa (tanto usando perfil quanto comunidade). Mantenha ambos constantemente atualizados que a sua logo estará a vista de todos os amigos dos participantes, criando assim uma grande rede de divulgação da marca.
Tráfegopara o Site
Caso o seu foco seja conquistar bons cliques para o seu site, deve-se criar ótimos atrativos para tal, como promoções e afins. É altamente recomendado que esse não seja o objetivo principal planejado.
Benefícios SEO
Benefícios praticamente inexistente tendo em vista que o conteúdo não é indexado pelo buscadores. Mesmo assim lembre-se de que muitos benefícios de SEO são conseguencia dos três primeiros itens.
* O texto foi traduzido pela equipe EasySEO.com.br
O quanto a rede social aproxima a empresa com seus interessados, o quão transparente ficam as opiniões, sugestões, reclamações e objetivos dos clientes;
Divulgação da Marca
O quanto a rede social consegue chamar atenção para o nome e marca da empresa;
Ganho de Tráfego para o Site
O quanto a rede social consegue atrair de internautas para o site da empresa;
Benefícios SEO
O quanto a rede social pode agregar de valores como confiança e até aumento do PR (pagerank). No caso, esse é o foco principal deste artigo;
Foco em SEO
Vale lembrar que muitos benefícios estão diretamente ligados, por exemplo, se rede social consegue atrair muitos acessos para o site, logo ela também conseguiu um bom nível de recomendações, que por definição é um benefício de SEO. Se muitas pessoas estão se comunicando com a empresa, significa que muitas pessoas estão citando a empresa, logo se ontem mais uma vez benefíco de SEO. Desse modo podemos concluir que se qualquer um dos três primeiros itens estiver dando ótimos resultados, os benefícios de SEO serão uma conseqüência. Por isso, mesmo que o estudo indique algumas redes sociais com pouco beneficio de SEO, vale a pena atuar nela, caso exista um número considerável de pessoas interessadas.
Foco no Brasil
Mais importante de tudo! Esse estudo não foi feito com o mercado brasileiro, ou seja, ele não deve ser dado como verdade absoluta.
Sabe-se que no Brasil, as principais redes sociais são: Orkut, Youtube, Twitter, Facebook (não necessariamente nessa ordem).
Boa noticia, pois o Youtube, Twitter e Facebook estão na lista, porem a maior rede social do Brasil não está, sendo assim, segue abaixo a analise do Orkut dentro do mesmo padrão realizado pela EasySEO.com.br:
Comunicação com Cliente
Sem dúvida uma das melhores opções. O Orkut permite uma ótima organização e visualização dos participantes das comunicadas além de possuir um ótimo sistema de postagem estilo fóruns além de outros recursos como enquête.
Divulgação da Marca
Uma ótima ferramenta para divulgar informações da empresa (tanto usando perfil quanto comunidade). Mantenha ambos constantemente atualizados que a sua logo estará a vista de todos os amigos dos participantes, criando assim uma grande rede de divulgação da marca.
Tráfegopara o Site
Caso o seu foco seja conquistar bons cliques para o seu site, deve-se criar ótimos atrativos para tal, como promoções e afins. É altamente recomendado que esse não seja o objetivo principal planejado.
Benefícios SEO
Benefícios praticamente inexistente tendo em vista que o conteúdo não é indexado pelo buscadores. Mesmo assim lembre-se de que muitos benefícios de SEO são conseguencia dos três primeiros itens.
* O texto foi traduzido pela equipe EasySEO.com.br
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